Boi de Pindaré

Boi de Pindaré
09 set 2019

Como primeira coluna, começarei com um ritmo muito difundido na região norte e nordeste do Brasil chamado “BOI”.

O Bumba meu Boi ou Boi Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste que teve origem na Europa do século XVI, mais especificamente na Península Ibérica.

Diz-se que havia um conto ibérico de enredo muito semelhante ao da história da lenda do Bumba meu Boi difundida no Brasil. Quando chegou ao território brasileiro trazida pelos colonizadores portugueses, a história foi se modificando ao incluir alguns aspectos das culturas africana e indígena.

Embora sua maior representatividade esteja na região norte e nordeste, hoje encontramos o Boi na maior parte do Brasil e desde 2012 foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De uma maneira muito simplificada, ele leva esse nome devido a história que conta sobre os personagens Mãe Catirina, escravizada em uma grande fazenda e que estava grávida, desejou comer a língua do mais valioso Boi do Curral e pede a Pai Francisco. Este, apaixonado por Catirina, cumpre o seu desejo e mata o Boi. O dono da fazenda ao saber disso, decide punir severamente os dois que são obrigados a fugir. Pai Francisco em sua fuga, percebe que a única maneira de se livrar da punição, é pedindo ajuda ao Pajé para ressuscitar o Boi. O Pajé consegue o feito e todos voltam para fazenda para comemorarem juntos a ressurreição do Boi.

Os Bois do qual falaremos aqui serão os praticados no estado do Maranhão.

No Maranhão existem algumas variações do Boi, como o Boi de Zabumba (também conhecido como Sotaque Guimarães), o Boi Costa de Mão, Boi de Matraca (também conhecido como Sotaque da Ilha), o Boi de Orquestra e o ilustrado aqui , o Boi de Pindaré (também conhecido como Sotaque da Baixada).

O Boi de Pindaré é formado na baixada Maranhense , composto por municípios como Pindaré, Viana e São João Batista. Utilizam os mesmos instrumentos do Boi de Matraca, mas se difere pelo ritmo mais lento e melancólico. É executado por Pandeirões, Matracas, Tambores de Onça e Maracás, como mostra o vídeo abaixo:

Trazendo o ritmo para bateria, é bom ter em mente que as adaptações são transposições de instrumentos com similaridades de timbres. A minha maneira (e isso não é uma regra) de executar o Boi de Pindaré na Bateria é a seguinte:

 

Confira no vídeo:

 

 

Esta é a maneira como eu, um músico nascido e criado em São Paulo, ouço o Boi de Pindaré. Como não há regras sobre como adaptar os ritmos brasileiros à bateria, você pode ouvir o Boi de Pindaré e, enquanto faz isso, pode explorar sua própria criatividade e desenvolver os ritmos apresentados aqui do seu jeito.

Além de audições, vídeos do YouTube e apresentações ao vivo em espaços culturais na cidade que pude conferir o Boi de Pindaré ao vivo, também consultei para escrever este artigo o livro “Urrou, Urrou, o Bumba meu Boi na escola” de Ana Débora Pereira de Barros e João Fortunato Soares de Quadros Júnior, o site todamateria.com.br com o texto da professora Daniela Diana, o livro “Tocando o Brasil” do baterista Alfredo Maranha e o livro “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão” de Papete.

Se você quiser saber sobre o Boi Bumbá do Amazonas, recomendo o livro ‘Tambores da Amazônia” trabalho de excelência do músico Ygor Saunier.

 

Até breve, Lui.

 

 

Share

Comments

  1. Gostei Leandrinho

  2. Muito bom meu mano, parabens e obrigado por compartilhar com a gente!

  3. Grande aula Lui, muito bom! Parabéns pelo blog!!

  4. Foi divertido ler seu artigo.

  5. Perfect work you have done, this web site is really cool with great information. Bobbi Cooper Bigler

  6. Major thankies for the article. Much thanks again. Great. Lorrie Shamus O’Callaghan

  7. I have read so many articles about the blogger lovers however this article is truly a good piece of writing, keep it up. Billye Shalom Dennison

  8. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this article and also the rest of the website is extremely good. Anett Mel Statis

  9. Wonderful goods from you, man. I have take into account your stuff previous to and you are just extremely wonderful. Blinni Giovanni Cross

Deixe uma resposta